Pular para o conteúdo principal

O vento é uma imensa quantidade de ar respirável

Chapeleiro, você me acha louca? - diz Alice
Minha loucura estava estampada nas inúmeras receitas controladas que preenchem minha bolsa. Completamente esbaforida, eu, Alice, estava no balcão da drograria procurando o papelzinho azul que me salvaria a noite. ( O engraçado desses momentos de pressa, é que todas as pessoas ao nosso entorno ficam um pouco mais impacientes). Um senhor de terno e gravata à minha direita olha para seu relógio a cada cinco segundos, e murmura: - estou atrasado, estou atrasado. Se eu olhar de soslaio, juro que verei dentes pronunciados e as orelhas.
É complicado escrever nessas receitas azuis, pois além de termos a piedade do balconista, ficamos mais nervosos ao anotar nosso nome, endereço, RG e telefone.
Para que isso tudo?
Pessoas deprimidas ou com muitas das patologias mentais criadas pelo mundo moderno, são tímidas. E sua alta sensibilidade parece destoar do mundo concretado lá fora. Mundo de pessoas de pedra, sem coração e se os tem, não lhe dão o valor devido.
Minha patologia, misturada a minha criatividade fez com que sem querer procurasse, tomar um chá com um certo chapeleiro. Não sei qual sotaque ele tem, nem se bebe, fuma, se sorri das coisas simples, se brinca com o fato de seu oficio: o de fazer chapéus! Que portam os pensamentos de vários donos que os adotam por aí, por esse mundo a fora. Assim como ele povoa o meu, mesmo não me conhecendo, mesmo eu sendo mais uma das milhares que caem em seu encantado momento do chá. 
Já havia pensado nisso? Gostaria de perguntar. 
Não é apenas um adorno, é um universo de ideias, que só você tem a capacidade de criar. Um universo para o mundo particular de cada cabeça de tantos que usam seus chapéus.
Como seria nossa conversa? Será que ele não se importaria com a minha loucura por livros, ou por gostar muito de usar preto, e sentar nos cantos dos restaurantes, lanchonetes etc. Como seria a conversa? Seria amistosa, ou seria a conversa de alguém que tem um certo tipo de fama com uma desconhecida... Ou será que existiria conversa? Ou como sempre, eu ficaria muda e me esconderia atrás da câmera fotográfica e faria fotos sem que ele percebesse. Mesmo percebendo! Impressões digitais desse encontro inusitado.
Esse é meu modo, quando não sei o que falar, escrevo ou tiro fotos, no exercício de imaginar o que seria se, caso nos encontrássemos para um chá. No que seria se cada foto contivesse uma frase, palavra, murmúrio...
Um mosaico de bules, xícaras, e convidados exóticos. Ou apenas nós, sem a pompa britânica da cerimônia?
Fecho os olhos e imagino o barulho da máquina, as cores nos chapéus a delicadeza do trabalho, fecho os olhos e imagino as inflexões que o corpo faz quando ele ri, ou quando pensa, sem mesmo pensar o que irá sair dali, daquele material, para onde irá aquele chapéu.
- A senhora não preencheu a receita! – diz o balconista
Acordo do meu devaneio momentâneo que pode ter durado horas ou apenas segundos. Escuto uma voz suave ao meu ouvido, com notas de alegria:
- Louca, louquinha! Mas vou te contar um segredo: as melhores pessoas são. – diz o Chapeleiro.
Saio da drogaria e a cidade me engole outra vez, siga o coelho branco, siga o coelho branco minha mente reproduz as falas, e no meio de todo cinza, nasce um sorriso tímido em meus lábios. E a promessa de voltar a nos encontrar, em um futuro, para um chá.


(Para um chapeleiro sem CEP que anda trazendo cor ao dia-a-dia, sem magia das pessoas)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Amor CU

autor desconhecido - Dar o cu dói? Dói. Então é a mesma coisa... - Ah! Mas o que isso tem haver? Na hora que esta tudo dentro e em movimento esquecesse a dor.  Será que e assim mesmo? O amor, esse sentimento medonho, contagioso, aidético é doloroso e prazeroso como dar o cu. Bem, ao menos quando se come um cu bem, a dor incomoda passa para a sensação de sentir o outro pulsando dentro da gente. Como se o coração estivesse ali, irrigando você de um algo muito maior que a dor. Mas o amor, o amor nem sempre traz isso, ele carrega uma paz e uma guerra que não conseguem uma trégua. Como conjugar e respeitar as escolhas d'outros se em nós os impérios devem se pacificar e sair de sua crise rotineira, para com pactos parcos estabelecer a paz no pós-guerra. Dar o cu é o pacto pós guerra. Deu o cu uma vez e gostou vai sempre querer dar de novo, ele vira a rendição do já rendido e do amor. Mas amar, bem, se amou uma vez gostou e doeu, bem ai não se tenta novamente.  Volto a pen

TAKE AWAY

  

Escadas do CCBB

Contamos nossos segredos Em uma sala imaginária Onde todas as angustias são dilaceradas Nos resta apenas observar e aprender um com o outro Sempre valorizando o conselho dado A escolha feita por cada coração. Não importa os limites impostos Pela sociedade, nos acostumamos a quebrar. As nossas barreiras para as conversas Somos acompanhantes nesta selva De palavras que nos torna cada vez Mais amigos E o que nos liberta e aprisiona São as linhas, letras e formas tão Suas e minhas Que é quase impossível avaliar Onde começa eu ou termina você. (Ao meu amigo Dantas que não reconheceu seu verso em outro poema) Copyright @ Carmo Senna, 2006